domingo, 20 de janeiro de 2008

Estudo chinês diminui rinite em crianças com a ajuda de acupuntura

Após dois meses de tratamento, sintomas diminuíram e crises ficaram menos freqüentes.Produção de anticorpos ligados à alergia também diminuiu nos pacientes.


Um trabalho científico realizado em Hong Kong mostra que a acupuntura pode ser uma arma eficiente na diminuição dos sintomas de rinite em crianças. O trabalho comparou os efeitos de oito semanas de tratamento com acupuntura avaliando a diminuição dos sintomas, número de dias sem sintomas e alguns testes laboratoriais para alergias. As crianças foram divididas em dois grupos sendo que um recebeu tratamento real com acupuntura e o outro passou por sessões que simulavam a acupuntura real.
Os resultados após o período de dois meses foram positivos no grupo da acupuntura do ponto de vista clínico com melhora dos sintomas e períodos maiores sem crises. Os testes laboratoriais mostraram a diminuição da produção de anticorpos típicos de pacientes alérgicos sem alterações significativas entre os dois grupos nos outros exames de laboratório. A discussão sobre a utilização da acupuntura sempre se ressentiu da ausência de pesquisas realizadas com critérios científicos mais rigorosos.
O trabalho apresentado na revista "Pediatrics" utilizou uma metodologia científica adequada. Apesar de avaliar um numero reduzido de pacientes, cerca de cem, mostra que pesquisas maiores devem ser realizadas para a avaliação da acupuntura no tratamento de crianças e adultos com fenômenos alérgicos.
ALOÍSIO FILHO

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Descobridor de método de induzir células-tronco pede regulamentação .

09/01/2008

O cientista japonês Shinya Yamanaka, que ficou famoso ao descobrir a possibilidade de criar células-tronco sem a necessidade de empregar embriões, pediu nesta quarta-feira que o uso desse método seja regulamentado em função dos problemas éticos que ele pode gerar.
Durante uma conferência no Clube de Correspondentes Estrangeiros de Tóquio, Yamanaka disse que seu método está livre de problemas morais relacionados à destruição de embriões humanos e poderá ser usado, em um futuro ainda não determinado, para o tratamento de doenças como o mal de Parkinson e o câncer.

No entanto, a nova tecnologia, que foi apresentada em novembro, oferece ferramentas para criar vida humana em laboratório, um avanço que entra no campo da ética. O pesquisador concordou com a "regulamentação" porque sua descoberta pode ser usada para "fazer algo ruim", dada a relativa simplicidade da tecnologia necessária para seu desenvolvimento.

Yamanaka trabalha na Universidade de Kioto na criação de células-mãe induzidas, que têm as mesmas funções que as células-tronco, mas os cientistas não usam embriões humanos para gerá-las, ao contrário das técnicas existentes até agora, que utilizam estes embriões e os destroem.
O pesquisador japonês emprega apenas células da pele humana, de modo que desaparecem todos os problemas éticos que até agora travaram a pesquisa com células-tronco em muitos países.
FELIPE GUTEMBERG

Cientistas criam células-tronco sem destruir embrião

CHICAGO, EUA (AFP)

Cientistas anunciaram ter desenvolvido uma nova técnica, que pode permitir a criação de células-tronco humanas sem destruir o embrião, segundo um estudo divulgado pela revista americana Cell Stem Cell.Pesquisadores extraíram uma simples célula do embrião obtido em clínicas de fertilização in vitro, segundo o procedimento utilizado para realizar testes de detecção de defeitos genéticos.
Uma vez extraída a célula, inseriram uma simples molécula, denominada laminina, de maneira que esta preserve a pluripotência que caracteriza as células-tronco embrionárias.Estas células têm a capacidade de se converter em qualquer tecido do organismo e oferecem por isso a esperança de cura para várias doenças atualmente incuráveis, além da possibilidade de reparar órgãos destruídos por um câncer ou um acidente.
O embrião que passou por este procedimento não foi afetado e pôde se desenvolver normalmente.Este novo procedimento pode dar fim ao debate sobre a questão moral da utilização de embriões humanos para a pesquisa médica que, segundo as técnicas atuais, são destruídos no processo de extração de células-tronco.
O presidente americano George W. Bush proibiu em 2001, em nome da proteção da vida desde a concepção, o uso de verbas federais em pesquisas com novas séries de células-tronco embrionárias humanas.
FELIPE GUTEMBERG

Vale ultrapassa America Movil e vira maior não-estatal da América Latina

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008, 13:17

RIO DE JANEIRO - A Vale passou a ser a maior empresa não-estatal de capital aberto da América Latina em 2007, desbancando a America Movil, que ocupou a posição em 2006. A maior empresa em valor de mercado da Amércia Latina é a estatal Petrobras, informou um estudo da Economática, com 242,7 bilhões de dólares, contra os 107,7 bilhões de dólares em 2006, crescimento de 125,3 por cento. Segundo o levantamento divulgado nesta quinta-feira, o valor de mercado da Vale passou dos 68,6 bilhões de dólares em 2006 para 154,5 bilhões de dólares em 2007, crescimento de 125,4 por cento.
A America Movil ficou em terceiro lugar entre as 25 maiores empresas da América Latina, com valor de mercado de 104,7 bilhões de dólares, contra 79,6 bilhões de dólares em 2006. O estudo indica que 13 das 25 maiores empresas de capital aberto da região são brasileiras, uma a mais que no ano anterior, ganho que também foi registrado pelo México, que fechou o exercício passado com nove empresas entre as 25 maiores. O Chile perdeu mais representantes no ranking das 25 maiores empresas, observou a Economática, caindo de três para uma, enquanto a Argentina manteve as mesmas duas companhias de 2006.
A Bovespa Holding, a Companhia Siderúrgica Nacional e o Santander Brasil estrearam na lista no ano passado. Por outro lado, deixaram o grupo das maiores em 2007 a Telesp e a Tim Participações. Outro destaque é a mudança no setor bancário, com o Itaú perdendo posição para Bradesco, que passa a ser o maior banco de capital aberto da América Latina com valor de mercado de 61,8 bilhões de dólares.
FELIPE GUTEMBERG

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Empresa familiar: nem tudo é tão simples quanto parece!

Trabalhar em família parece fácil para quem está fora da situação; porém, se esta realidade faz parte do seu dia-a-dia, aqui vão algumas dicas



É muito freqüente alguém que trabalha na empresa do pai, por exemplo, ouvir de seus amigos: belo emprego, você trabalha quando quer...
Quem já passou por essa experiência sabe que, na verdade, as coisas não são bem assim. Na maioria das vezes, trabalhando em família você acumula diversas funções e aprende muito rápido como ser um empresário.
Nestas situações, você acaba se preocupando não só com o seu trabalho, como também com o andamento da empresa, os impostos que ela recolhe, os clientes que ela ganha ou perde, seu planejamento e suas perspectivas.

Fica difícil ser objetivo

Outro desafio, talvez o maior nestes casos, é você trabalhar com seu parente vendo-o não como cônjuge, pai, ou o tio, ou quem quer que seja, mas sim como seu chefe ou companheiro de trabalho. Nessas horas é difícil adotar uma postura estritamente profissional e objetiva.
São comuns os casos de profissionais que, apesar de comprovada experiência na área de atuação, continuam sendo vistos por seus pais, tios ou parentes mais velhos, como crianças desprotegidas, que precisam de constante apoio e acompanhamento.
Reverter esse tipo de visão requer tempo e paciência, mas o bom profissional acaba, cedo ou tarde, conseguindo impor seu estilo, e visão para a empresa. A forma mais correta de alcançar esse objetivo é ser o mais profissional possível no relacionamento com parentes.

Separar dois mundos é o mais difícil

Parece fácil? Então lembre-se que aquela briga em família do almoço de domingo deverá ser esquecida na segunda-feira, pois isso faz parte do seu trabalho.
Ao mesmo tempo, a discussão da sexta-feira, em razão de opiniões opostas na condução de uma tarefa, deverão ser deixadas de lado no churrasco do sábado. Difícil, não?
Para enfrentar estas situações é muito importante que você consiga distinguir as relações familiares do seu ambiente de trabalho. Este é um grande exercício, que proporcionará a você um aprendizado valioso, que será utilizado ao longo de sua carreira. Além disso, lembre-se que, por pior que seja, você está tendo uma oportunidade de aprendizado única, e que não vale colocar isso em risco por uma pequena briga.

WENDELL DA SILVA - wendellsb1@yahoo.com.br

Funcionário de uma grande empresa está pronto para ser microempresário?

Diferença entre duas realidades é bastante grande; profissional deve estar preparado para enfrentar a nova fase, sem crise

É bastante comum que profissionais experientes, ocupantes de cargos executivos de grandes empresas e multinacionais, optem, no momento da aposentadoria, por abrir seu próprio empreendimento.
Afinal, após tantos anos de trabalho, conseguiram reunir capital necessário para investir em algo seu, e já não se vêem dispostos a continuar trabalhando na condição de empregados, como antes. Porém, a alternativa que, em um primeiro momento, parece simples, merece planejamento e preparo. Afinal, a idéia, embora tentadora, na prática não é tão fácil assim.

Choque de realidade

Mesmo com toda a maturidade adquirida ao longo dos anos e de sua experiência de mercado, este profissional deverá passar por um choque de realidade, ao deixar o cargo atual e partir para a montagem do seu próprio empreendimento. Por este motivo, deve analisar muito bem a situação e verificar se está mesmo preparado antes de optar por este caminho.
As mudanças envolvem vários aspectos da sua vida, como rotina, proximidade ou não do trabalho, conforto, reconhecimento no mercado e orçamento. Tendo consciência disso, tudo ficará mais fácil de superar.

Da fama ao anonimato

Supondo que você já tenha feito a sua escolha, vamos aos fatos: se antes você era um grande executivo de uma forte multinacional, e tinha sempre um tapete vermelho estendido por onde quer que passasse, jantares com clientes e viagens internacionais com toda a mordomia, agora as coisas serão bem diferentes: é natural que estes mesmos contatos percam o interesse por você e que seu novo cartão já não impressione mais.
Pessimismo? De forma nenhuma. Trata-se apenas de uma constatação: se antes você era um grande executivo, agora é um grande batalhador, que terá que conquistar clientes, pleitear financiamentos e negociar muito. Por este motivo, é comum que algumas portas se fechem.
Sem falar em seu expediente: se antes você tinha uma rotina mais tranqüila, conquistada merecidamente após tanto tempo em uma mesma empresa, agora você terá que trabalhar muito mais, desempenhando múltiplas funções até que conte com uma equipe eficiente.
Isso porque, como o maior interesse de que o empreendimento dê certo é naturalmente seu, lutará pela captação de novos clientes, contratará funcionários e colocará a mão na massa, participando até mesmo da execução das tarefas.

Adeus regalias!

Se contava com secretária, assistente, motorista e, ainda, com todos os equipamentos de última geração, agora é você que terá que responder por sua agenda. Nem tudo funcionará da maneira como está acostumado e vivenciará situações muito diferentes do que estava acostumado.
É importante que planeje financeiramente sua decisão, pois não contará, logo de início, com grande faturamento. Para quem é empresário, remuneração é algo bastante variável, e é preciso estar com o orçamento em dia para vencer mais este obstáculo.
É claro que nem tudo é ruim, ao se escolher este caminho. O importante, porém, é estar preparado e ciente do que irá enfrentar. É preciso disposição e certeza de que é isso que quer fazer. Caso contrário, fica difícil cumprir esta meta. O ideal é que conte com o apoio de familiares e amigos. Afinal, eles sentirão também esta mudança.
Para que você não desanime, existem, claro, as vantagens: você trabalha para algo verdadeiramente seu, fará seus horários com o passar do tempo e fará valer seus objetivos. Isso significa que suas metas, bem planejadas, serão prioridade na empresa, já que o dono dela será você.
Analisados os prós e os contras, basta pensar a respeito e tomar sua decisão. A idéia é: não tenha pressa em tomar uma atitude e reflita muito sobre sua decisão. Todo caminho, bem planejado, tem mais chances de dar certo. Organize o seu e boa sorte!
WENDELL DA SILVA - wendellsb1@yahoo.com.br

domingo, 6 de janeiro de 2008

Intel anuncia saída do projeto de 'laptop de US$ 100'

Empresa afirma que as partes chegaram a um ‘impasse filosófico’. Fabricante de chips tem seu próprio laptop de baixo custo, o Classmate PC.

A Intel anunciou nesta quinta-feira (3) que deixará de contribuir com o projeto One laptop Per Child (OLPC, ou Um Computador Por Aluno), que tem como objetivo levar notebooks de baixo custo a países em desenvolvimento.Essas máquinas, chamadas de XO, foram testadas por escolas públicas brasileiras no ano passado e ficaram conhecidas como o “laptop de US$ 100”. Atualmente, seu preço está em cerca de US$ 200, o dobro do valor proposto. “Chegamos a um impasse filosófico”, afirmou Chuck Mulloy, porta-voz da Intel, segundo o “New York Times”. “Nicholas Negroponte [desenvolvedor do projeto OLPC] quer nosso apoio exclusivo ao projeto”, continuou. Além de estar envolvida com o OLPC, a Intel tem seu próprio laptop popular para países em desenvolvimento, chamado Classmate PC. Walter Bender, presidente de software e conteúdo do OLPC, acusou a Intel de não cumprir suas promessas de cooperação com o grupo. Além disso, afirmou que a empresa insiste em boicotar as iniciativas relacionadas ao projeto. “O foco da Intel está voltado à competição e não ao aprendizado”, disse Bender, de acordo com o “NYT”. A Intel se juntou à iniciativa de Nicholas Negroponte em julho do ano passado, depois de conflitos envolvendo as duas partes. O XO utiliza um microprocessador da AMD, a principal concorrente da Intel.Segundo informações da Agência Estado, a companhia planejava anunciar um novo laptop de baixo custo OLPC com base em um microprocessador da Intel na feira de eletrônicos CES, que será realizada em Las Vegas, na próxima semana. Mas o representante da Intel saiu do conselho da OLPC e o novo equipamento foi cancelado.

Brenno Pamplona Cavalcante

Chinês perde o cargo por realizar funeral 'extravagante' da mãe

Funcionário reuniu mil pessoas no enterro e ofereceu banquete para cem mesas. Corrupção no serviço público é uma das práticas mais combatidas no país.

Um funcionário comunista foi substituído de seu cargo na província de Cantão, no sul da China, após realizar um funeral pela morte de sua mãe qualificado de "extravagante" pelos responsáveis de disciplina do Partido Comunista da China (PCCh), informou a agência de notícias "Xinhua".
Xie Pingfa, ex-diretor do escritório de estradas da cidade de Lufeng, realizou o funeral de sua mãe no dia 17 de novembro.
Compareceram cerca de mil pessoas, entre elas oito funcionários e empregados de seu departamento, que se uniram ao memorial e ao cortejo fúnebre.
Depois da cerimônia, Xie convidou todos os presentes para um banquete com mais de cem mesas, uma "extravagância" que causou uma certa polêmica entre os cidadãos e fez com que a comissão do PCCh na província iniciasse uma investigação.

Má influência

A comissão disciplinar não revelou o resultado do processo, mas decidiu substituir Xie em seu cargo por considerar que o funeral teria causado "má influência".
A corrupção entre os funcionários chineses é um dos principais motivos de distúrbios sociais entre a população e, por isso, o PCCh iniciou nos últimos anos campanhas contra o problema, como a investigação de banquetes, casamentos e outras celebrações com as quais os corruptos costumam devolver favores.
Segundo o governo, o setor chinês mais corrupto é o da construção de infra-estruturas e imobiliário.

Brenno Pamplona Cavalcante

Microsoft se diz 'desapontada' com pane na Xbox Live e promete jogo grátis

Serviço on-line do Xbox 360 tem problemas de conexão há mais de dez dias.Como 'recompensa', usuário poderá fazer download gratuito de jogo da Xbox Live Arcade.

A gigante da informática afirmou que está "desapontada" com os problemas que afetam desde o Natal seu serviço de jogos on-line e prometeu disponibilizar um jogo gratuito da Xbox Live Arcade para download para os mais de 8 milhões de usuários da sua rede. A empresa deve informar nos próximos dias qual o nome do jogo e por quanto tempo o download será gratuito. O catálogo Xbox Live Arcade inclui desde jogos casuais, como "Bejeweled" e "Hexic", até clássicos de gerações passadas, como "Sonic" e "Metal Slug 3". Em 15 de novembro a rede completou cinco anos e deu de presente aos usuários o jogo "Carcassone", que mistura estratégia e quebra-cabeça. O preço dos jogos da Live Arcade vai de US$ 5 a US$ 20. Desde a véspera de Natal, a Xbox Live tem problemas de funcionamento. Jogadores não podiam atualizar seus dados, jogar partidas on-line ou mesmo se conectar ao serviço. Embora a rede não tenha ficado totalmente off-line em nenhum momento e seu funcionamento esteja voltando ao normal aos poucos, calcula-se que as irregularidades afetaram milhões de jogadores. O gerente geral da Xbox Live, Marc Whitten, afirmou que os problemas foram decorrentes do forte aumento no número de usuários no final do ano, quando a venda de consoles e jogos aumentou. Segundo Marc, a Xbox Live teve o número recorde de usuários conectados - ou que tentavam se conectar."Apesar de o serviço não ter saído do ar nenhum momento, estamos muito decepcionados com nosso desempenho", disse Whitten em comunicado.

Especulações na internet apontam que a pane pode ter sido causada por ataques de hackers ou irregularidades no sistema de cadastro de usuário pelo Windows Live.

Vendas de final de ano

A Microsoft conta com seu serviço on-line Xbox Live para aumentar sua competitividade. O serviço permite aos usuários fazer downloads de jogos, programas de TV e filmes. A empresa vendeu 4,3 milhões de unidades de Xbox 360 nos últimos três meses de 2007, impulsionada pelos títulos de peso "Halo 3" e "Mass Effect", de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (3). Um total de 17,7 milhões de consoles Xbox 360 foi vendido desde sua chegada ao mercado no final de 2005, segundo a Microsoft. Até o final de setembro, os números mostravam uma venda total de 13,4 milhões de unidades. "O feriado de fim de ano de 2007 foi uma época excepcional para a indústria dos games", apontou a empresa. A Microsoft compete com o popular console Nintendo Wii e o PlayStation 3, da Sony, pelo domínio do mercado de games numa indústria que gerou cerca de US$ 40 bilhões de receita em 2007. A Nintendo e a Sony ainda não divulgaram suas vendas de fim de ano. Segundo o site VG Chartz, cerca de 19,5 milhões de Wiis, 16 milhões de Xbox 360 e 8,9 milhões de PS3s foram vendidos até hoje em todo o mundo.


Brenno Pamplona Cavalcante

sábado, 5 de janeiro de 2008

Quer ser empresário? Conheça melhor este caminho

Para muitos, ter uma empresa é sinônimo de status e de total independência; mas na prática, nem sempre isso acontece


Para quem está fora da situação, tudo parece melhor e mais fácil, certo? Isso acontece também no meio profissional. Quem trabalha como empregado vive invejando (no bom sentido) o seu amigo microempresário, que faz seus horários, e que não deve satisfações a ninguém.

Mas será que as coisas acontecem mesmo assim? Será que você estaria mesmo pronto para ocupar esta posição?

Nem só de bons momentos vive o empresário

Não é muito difícil, em pouco tempo, avaliar se você tem mesmo condições de ser um empreendedor. Um dos pontos principais da gestão de uma empresa é a forma como você lida com as pessoas.

Isso porque, como empresário, nem sempre sua missão será resumida a mandar fazer. Em muitas situações, poderá se surpreender com verdadeiras crises, onde ou você faz o serviço ou deixa o seu cliente na mão. A decisão, neste caso, é sua: afinal, existem prazos a cumprir, e é o seu nome que está em jogo.

Você pode achar tudo isso um tremendo exagero, mas não é! Lembre-se: em uma microempresa é bastante comum você poder contar com pouquíssimos funcionários. Afinal, a receita da empresa não lhe possibilita muitas despesas, pelo menos no início.

Encontrar as causas para as famosas ausências, naquele momento que você mais necessita do funcionário, é praticamente uma missão impossível.

O fato é que ausências inexplicadas e desavisadas sempre ocorrem e, como dono de uma pequena empresa, você não contará com uma grande estrutura para providenciar uma substituição rápida e eficiente.

Portanto, como empresário, deverá erguer suas mangas e dispor-se ao trabalho! Mais do que ninguém deve ter o comprometimento com o seu empreendimento. Afinal, o seu interesse nisso tudo é muito maior do que o dos demais.

Dê o exemplo

Tenha sempre em mente que a empresa tem o perfil do dono. Por isso, quanto mais empenho e determinação no seu negócio, mais contagiante será este efeito para o seu grupo. Caso você seja uma pessoa acomodada, que se dispõe simplesmente a "gerenciar", poderá estar no caminho errado, além de perder muitos pontos junto ao seu pessoal.

Amar o que você faz é pouco em uma empresa. Além de sua fonte de receita e mesmo de subsistência, este empreendimento é a sua realização. Portanto, é necessário depositar aí uma boa dose de energia, de dedicação.

Se você adora a rotina, a idéia de trabalhar das 8h às 17h, de poder contar com o seu salário caindo certinho na sua conta, poderá estranhar muito a vida de empresário.

Antes de chegar ao sucesso, trabalhará em longos expedientes, correrá em busca de clientes, investirá muito do pouco que possui.

Portanto, antes de admirar tanto a situação alheia, pese bem os prós e contras, e questione sempre a viabilidade de montar mesmo uma empresa.

Tenha consciência de que um empreendimento requer determinação, dedicação e uma boa dose de sacrifício, pelo menos no início. Pense bem a respeito. Afinal, um negócio bem-sucedido começa pelo planejamento de onde se quer chegar e quais desafios terá que vencer!


WENDELL DA SILVA - wendellsb1@yahoo.com.br


Abrir empresa em casa requer atenção especial

Apesar da comodidade de se trabalhar em casa, é preciso muita determinação e disciplina para garantir o sucesso do novo empreendimento

Garantir uma recolocação é sempre uma tarefa delicada, seja o novo desempregado homem ou mulher. A situação é ainda pior entre as pessoas com idade considerada mais "avançada", a partir dos 40 ou 45 anos de idade, pois as chances de se conseguir um novo emprego com um bom salário se tornam ainda menores.

Diante disto, muitas destas pessoas acabam optando por abrir o próprio negócio. Para ficarem mais próximas dos filhos e da administração do lar, e também buscando reduzir os custos de instalação de um novo negócio, a maneira mais simples encontrada por grande parte deste público é começar pela montagem do negócio em sua própria casa, montando o que ficou conhecido como home offices.

Disciplina é fundamental

Para quem deseja ingressar no segmento de serviços, é muito mais simples abrir um escritório na própria casa. Este é o caso, por exemplo, dos profissionais liberais. Para quem deseja entrar no segmento de varejo a situação é um pouco mais complicada, pois é preciso uma entrada exclusiva para o negócio, isto sem falar na maior burocracia envolvida para se abrir um negócio desta natureza.

Como quase tudo na vida, abrir uma empresa em casa tem os seus prós e contras. Disciplina é a palavra de ordem para quem optou por este tipo de empreendimento. A família também deve cooperar. Afinal, misturar o horário de trabalho com as saídas à padaria e acompanhamento ao trabalho de um eletricista, por exemplo, pode quebrar a concentração de qualquer um.

É necessário ter um espaço físico definido dentro de casa, além de linhas de telefone e computadores próprios da empresa. Imagine atender um cliente com os cachorros latindo e crianças chorando ao fundo? Certamente não é esta a imagem de profissionalismo que você deseja passar.

É importante manter alguns hábitos como acordar cedo, vestir-se como se fosse ao escritório, estabelecer horário de almoço etc. Aliás, o horário de atendimento ao cliente é um fator importante, e deve ser claramente estabelecido de forma que seja possível separar trabalho da vida pessoal. Afinal, você não quer que sua vida pessoal seja constantemente invadida por problemas de trabalho, assim como não pode deixar de lado o profissionalismo, só porque está trabalhando em casa.

Prós e contras

As maiores vantagens em abrir empresa em casa residem no fato de que será possível economizar significativamente com transporte, alimentação, aluguéis, telefone, infra-estrutura básica, encargos sociais, pagamento de empregados, impostos etc. Além disto, você estará livre do trânsito caótico das grandes cidades. Não há dúvida de que a família também estará mais unida e você, com maior independência e iniciativa, estará investindo em qualidade de vida.

Outras vantagens dizem respeito à maior liberdade profissional, facilidade em se abrir uma franquia, definição do próprio horário de trabalho e do próprio rendimento, auto-gerenciamento profissional e rendimentos superiores àquele que você receberia se estivesse trabalhando. Se a empresa não obtiver sucesso, é possível mudar o ramo de atividade da empresa. Do ponto de vista dos clientes, estes também se beneficiam do fato do custo dos serviços prestados serem mais baixos.

Por outro lado, você deverá estar preparado para a perda da privacidade pessoal, uma carga mais intensa de trabalho e horários indefinidos. Os conhecimentos gerenciais atualizados também podem fazer falta, e o mercado formal pode de certa forma ter preconceito caso a empresa não seja registrada, isto sem falar na maior dificuldade de acesso a crédito.

Outros fatores como a interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais e a difícil sucessão, em caso de necessidade de transição, estão entre as desvantagens de se abrir um negócio em casa. Portanto, ao tomar esta importante decisão, coloque na balança todos estes itens e planeje-se da melhor forma para alcançar o sucesso do negócio. Lembre-se de que a palavra de ordem é disciplina e a organização deve ser feita da forma correta para garantir o sucesso do empreendimento!


WENDELL DA SILVA - wendellsb1@yahoo.com.br