quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Empresa familiar: nem tudo é tão simples quanto parece!

Trabalhar em família parece fácil para quem está fora da situação; porém, se esta realidade faz parte do seu dia-a-dia, aqui vão algumas dicas



É muito freqüente alguém que trabalha na empresa do pai, por exemplo, ouvir de seus amigos: belo emprego, você trabalha quando quer...
Quem já passou por essa experiência sabe que, na verdade, as coisas não são bem assim. Na maioria das vezes, trabalhando em família você acumula diversas funções e aprende muito rápido como ser um empresário.
Nestas situações, você acaba se preocupando não só com o seu trabalho, como também com o andamento da empresa, os impostos que ela recolhe, os clientes que ela ganha ou perde, seu planejamento e suas perspectivas.

Fica difícil ser objetivo

Outro desafio, talvez o maior nestes casos, é você trabalhar com seu parente vendo-o não como cônjuge, pai, ou o tio, ou quem quer que seja, mas sim como seu chefe ou companheiro de trabalho. Nessas horas é difícil adotar uma postura estritamente profissional e objetiva.
São comuns os casos de profissionais que, apesar de comprovada experiência na área de atuação, continuam sendo vistos por seus pais, tios ou parentes mais velhos, como crianças desprotegidas, que precisam de constante apoio e acompanhamento.
Reverter esse tipo de visão requer tempo e paciência, mas o bom profissional acaba, cedo ou tarde, conseguindo impor seu estilo, e visão para a empresa. A forma mais correta de alcançar esse objetivo é ser o mais profissional possível no relacionamento com parentes.

Separar dois mundos é o mais difícil

Parece fácil? Então lembre-se que aquela briga em família do almoço de domingo deverá ser esquecida na segunda-feira, pois isso faz parte do seu trabalho.
Ao mesmo tempo, a discussão da sexta-feira, em razão de opiniões opostas na condução de uma tarefa, deverão ser deixadas de lado no churrasco do sábado. Difícil, não?
Para enfrentar estas situações é muito importante que você consiga distinguir as relações familiares do seu ambiente de trabalho. Este é um grande exercício, que proporcionará a você um aprendizado valioso, que será utilizado ao longo de sua carreira. Além disso, lembre-se que, por pior que seja, você está tendo uma oportunidade de aprendizado única, e que não vale colocar isso em risco por uma pequena briga.

WENDELL DA SILVA - wendellsb1@yahoo.com.br

Nenhum comentário: