terça-feira, 20 de novembro de 2007

McDonald's


É uma empresa responsável por uma rede internacional de restaurantes cuja atividade é conhecida como fast food, é também a maior rede de fast food do mundo. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea. A rede foi fundada em Abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos da América. Atualmente ela vende cerca de 190 hambúrgueres por segundo no mundo, sendo que uma nova loja é inaugurada a cada dez horas. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhões de sanduíches. Juntamente de marcas como Coca-Cola o McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. Seu produto mais famoso é o lanche conhecido como Big Mac.

No Brasil, o McDonald's instalou-se primeiramente em 1979, no Rio de Janeiro, e dois anos depois em São Paulo. Em 2005, as vendas de BigMac ultrapassaram 53 milhões de unidades. A rede tem 1.146 pontos-de-venda no País e está presente em 21 Estados, além do Distrito Federal. São 544 restaurantes e 602 quiosques, por onde passam cerca de 1,5 milhão de clientes por dia. O McDonald's é um dos maiores empregadores do Brasil, com 34 mil funcionários.


>Gerentes quanto atendentes são observados e avaliados. O que poderia causar um sentimento de opressão tem efeito contrário quando o resultado é a possibilidade de subir de cargo. Não é raro encontrar gestores que que começaram no balcão. O estímulo à competitividade entre as lojas e o reconhecimento dos "melhores" por meios de brindes, que vão desde ingressos para o parque de diversões Hopi Hari, em São Paulo, até bolsas de estudos, motivam a todos.

-Ponto positivo
Boas práticas de avaliação e desenvolvimento de carreira garantem um ótimo clima organizacional

-ponto negativo
Ausência de auxilio-educação e diferença entre os benefícios dos atendentes e dos gestores




Felipe Gutemberg

Nenhum comentário: